segunda-feira, 24 de agosto de 2009

o elixir da juventude

Então não é que o cartão jovem vai passar a valer até aos 30? Aplauda-se esta medida fantástica. Alegrem-se todos os super-25 e sub-30, vão passar a ser jovens! Finalmente, e depois de tanta alquimia barata, encontrou-se o verdadeiro elixir da juventude. O poder que um papel tem.

Mas esta medida é em muito assisada, e facilmente se percebe porquê. Apesar do que nos mostram nos Morangos com açúcar, os rapazolas que têm hoje 18 anos parecem ter antes 14 ou 15, e os que têm 21-22 (e, nalguns casos, até 23!) parecem não ter mais de 18, e isto na melhor das hipóteses. Por extensão matemática, é claro que quem chega aos 30 só pode (ainda) ser jovem. Trata-se não de mais uma burocracia, trata-se de ajustar à faixa etária a realidade do mundo em que hoje vivemos. A infantilização começa hoje bem cedo, com as novas creches pré-formatantes e com a televisão. Depois, prossegue pelos pais e pela escola, pela universidade e pelo trabalho.

Mas aplaude-se a medida. É bom ser jovem até aos 30, é bom continuar a ser jovem para além dos 30 e nunca entrar nesse mundo terrível dos adultos, dos horários e do trabalho sobrecarregante e mal pago. Bom, se formos a ver bem, se ser jovem significa ter estudado para ter um grau académico e não conseguir arranjar um emprego estável e compensatório (já nem digo estimulante!), viver em casa dos pais porque não se tem dinheiro para ter casa própria, ser pago a recibos verdes, fazer de equilibrista na corda-bamba da precariedade, aturar chefes chatos e incompetentes, ser olhado com desconfiança, e não nos darem ouvidos mesmo nas áreas em que somos especialistas, então compreende-se perfeitamente que agora a juventude se expanda até aos 30. E se a geração 1000€/mês continua assim, é bem possível que passemos a ser jovens até aos 40. Por mim, vou gozando de mais uns descontos até ser grande.

2 comentários:

Jubylee disse...

Eu vou tentar aproveitar esta oportunidade, já que andei a adiar ter o cartão até não poder mais. Assim posso usufruir dele durante uns 4 aninhos. Isto é, se não aumentarem outra vez o limite ;)

Daniel disse...

Atitude inteligente é a de saber usar as circunstâncias, quaisquer que elas sejam, em proveito próprio! - Olha que para viagens de comboio não há melhor!