(...) e, dos que de perto literariamente me cercam, você sabe bem que (por superiores que sejam como artistas) como almas, propriamente, não contam, não tendo nenhum deles a consciência (que em mim é quotidiana) da terrível importância da Vida, essa consciência que nos impossibilita de fazer arte meramente pela arte, e sem a consciência de um dever a cumprir para com nós próprios e para com a humanidade.
(...)
Em ninguém que me cerca eu encontro uma atitude, para com a vida que bata certo com a minha íntima sensibilidade, com as minhas aspirações e ambições, com tudo quanto constitui o fundamental e o essencial do meu íntimo ser espiritual. Encontro, sim, quem esteja de acordo com actividades literárias que são apenas dos arredores da minha sinceridade. E isso não me basta. De modo que, à minha sensibilidade cada vez mais profunda, e à minha consciência cada vez maior da terrível e religiosa missão que todo o homem de génio recebe de Deus com o seu génio, tudo quanto é futilidade literária, mera arte, vai gradualmente soando cada vez mais a oco e a repugnante. Pouco a pouco, mas seguramente, no divino cumprimento íntimo de uma evolução cujos fins me são ocultos, tenho vindo erguendo os meus propósitos e as minhas ambições cada vez mais à altura daquelas qualidades que recebi. Ter uma acção sobre a humanidade, contribuir com todo o poder do meu esforço para a civilização vêm-se-me tornando os graves e pesados fins da minha vida. E, assim, fazer arte parece-me cada vez mais importante cousa, mais terrível missão - dever a cumprir arduamente, monasticamente, sem desviar os olhos do fim criador de civilização de toda a obra artística. E por isso o meu próprio conceito puramente estético da arte subiu e dificultou-se; exijo agora de mim muita mais perfeição e elaboração cuidada. Fazer arte rapidamente, ainda que bem, parece-me pouco. Devo à missão que me sinto uma perfeição absoluta no realizado, uma seriedade integral no escrito.
Passou de mim a ambição grosseira de brilhar por brilhar, e essa outra, grosseiríssima, e de um plebeísmo artístico insuportável, de querer épater. Não me agarro já à ideia do lançamento do Interseccionismo com ardor ou entusiasmo algum. É um ponto que neste momento analiso e reanaliso a sós comigo. Mas, se decidir lançar essa quase blague, será já, não a quase blague que seria, mas outra cousa. (...) A blague só um momento, passageiramente, a um mórbido período transitório, de grosseria (felizmente incaracterística), me pode agradar ou atrair. Será talvez útil - penso - lançar essa corrente como corrente, mas não com fins meramente artísticos, mas, pensando esse acto a fundo, como uma série de ideias que urge atirar para a publicidade para que possam agir sobre o psiquismo nacional, que precisa trabalhado e percorrido em todas as direcções por novas correntes de ideias e emoções que nos arranquem à nossa estagnação. Porque a ideia patriótica, sempre mais ou menos presente nos meus propósitos, avulta agora em mim; e não penso em fazer arte que não medite fazê-lo para erguer alto o nome português através do que eu consiga realizar. É uma consequência de encarar a sério a arte e a vida. Outra atitude não pode ter para com a sua própria noção do dever quem olha religiosamente para o espectáculo triste e misterioso do Mundo. (...)
Fernando Pessoa, 26 anos, em janeiro de 1915, numa belíssima carta a Armando Côrtes-Rodrigues sintetiza, porventura por meio de premonição, aquilo que irá ser toda a sua vida. Está na altura dos críticos abrirem os olhos: Pessoa abdicou de tudo o que podia ter tido em vida não para escrever a obra que tinha dentro dele, mas para SER aquilo que tinha dentro dele, para DAR de si aos outros, para contribuir para o avanço da humanidade sendo e sentindo diversamente tudo com o objectivo de que, falando de maneiras diversas a mesma verdade, conseguiria mais facilmente chegar a todos no seu singular gosto metafísico que lhes permite, pelo seu próprio caminho individual, alcançar a transcendência. Embora atraído a princípio por sofisticações artísticas sem substância, Pessoa as repudiou a todas e escolheu o caminho mais alto que um homem pode escolher: o de dar a sua vida para, pelos seus escritos, mostrar aos outros o caminho para a libertação de todo o sofrimento. Vemos em Caeiro a aceitação e a imersão na natureza de que todos fazemos parte; vemos em Reis a serenidade budista de não nos deixarmos perturbar por aquilo que nos acontece no mundo; vemos em Campos qual o trágico fim para toda a sociedade assente na indústria e no capitalismo; e podemos ver ainda em Soares o gosto pela reflexão filosófica que pretende analisar o real para dele extrair as suas leis essenciais. A Missão de Pessoa, pois que de verdadeira Missão se tratava, era com as pessoas - não as que com ele e nele próprio habitavam, mas com toda a humanidade: procurar livrar a humanidade dos seus sofrimentos, deixar os outros nus perante aquilo que são, firmar mil métodos para chegar à meta; e, enfim, trabalhar incansavelmente para que a revolução anarquista aconteça: para que cada homem não possa ter outra função no mundo que ser somente tudo aquilo que nasceu cumprindo-se e celebrando-se no real quotidiano da sua vida. Elevar a vida, fazendo descer o sonho ao real. Fazer da Terra o Reino de Deus.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário