A pedido de várias famílias, e de acordo com as características da obra de criação anarquista, aqui vem a análise anarquista de duas obras de criação.
Filme La frontière de l'aube
Quando analisada de um ponto de vista anarquista, esta obra é claramente uma obra de criação anarquista inferior. Apesar do tratamento depuradíssimo com que trata as relações humanas, esta obra de criação apenas verifica a primeira característica da obra de criação anarquista. A apresentação das relações humanas entre dois amantes está depuradíssima e cinge-se apenas ao essencial. Por isso mesmo, e pela simplicidade e clareza com que apresenta toda a complexidade das emoções humanas, esta obra mostra que as ideias pré-concebidas que as pessoas podem ter da relação perfeita idealizada onde o amor é superior a todas as diferenças, e onde a relação entre duas pessoas que se amam só pode acabar com a moral "e viveram felizes para sempre..." não é mais do que uma grande ficção social. Porém, esta obra falha quanto às duas restantes características por não apresentar o que seria uma relação ideal (não confundir com relação perfeita, que essas não existem) e por não apresentar uma proposta para a superação do conflito que se desenrola pelo filme.
Filme Milk
Quando analisada de um ponto de vista anarquista, esta obra é claramente uma obra de criação anarquista superior. Não só se mostra que o amor homossexual tem tanto direito a existir como o amor heterossexual enquanto expressão da dimensão sexual humana (verificando-se a primeira característica da obra de criação anarquista), como também se mostra que a vida numa sociedade em que o amor homossexual é tão valorizado como o heterossexual é muito mais fácil do que a vida numa sociedade em que o amor homossexual é assunto tabu (verificando-se a segunda característica da obra de criação anarquista), e ainda se dão propostas práticas a vários níveis para que, cumprindo-se elas, possamos atingir uma sociedade livre e anarquista (verificando-se a terceira e mais importante característica da obra de criação anarquista). Assim, enquanto obra de criação anarquista, o filme Milk é um exemplo perfeito de uma obra de criação anarquista superior e completa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário