segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

wonderful dandy














o dandy é aquele que despreza o mundo; mas sobretudo aquele que se despreza a si mesmo por se permitir viver num mundo desprezível.

2 comentários:

Pipeta disse...

sendo assim, conheço alguns dandys. e o que sou eu quando os desprezo mas me permito conviver com eles? mesmo sem saber a resposta, posso orgulhar-me de ter fundado em mim o MPODPE: Movimento Pela Ostracização dos Dandys Porque me Enjoam. São estas e outras filiações e medidas que perfumam os meus dias com uma espécie de sonasol para a alma.

Daniel disse...

As almas caridosas são aquelas que se permitem dar, sacrificando-se, para que se possam engrandecer nessa provação. Ora, tolerar dandys é um grande aspecto dessa caridade que tudo abraça; mas o paradoxo é que se está a ser dandy a partir do momento que se despreza, ou não aceita, aquilo que já há pelo simples facto de se achar que as coisas podiam ser melhores, e tinham um jeito bastante superior de poderem mostrar toda a sua beleza. Quanto a ostracizar os dandys, aposto que eles concordariam imediatamente com essa medida (apesar de não o demonstrarem, sinal de fraqueza), não fossem eles ostracizados já por todos e eremitas por opção própria - ora eremitas, ora libertinos. Olha, o que há sobretudo é isto, como diz o Agostinho da Silva:

"Crente é pouco. Sê-te Deus
E para o nada que é tudo,
Inventa caminhos teus."