segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A Nova Espécie MODELO-E-ACTOR

Realmente não perco tempo da minha preciosa vida a ver anúncios publicitários, mas, por vezes, eles conseguem assaltar-nos os olhos e impor-se à força. Num desses dias, mesmo a meio de mais um intervalo interminável, deparo-me com a seguinte situação:

Anúncio da RTP1 para castings:
Queres ser modelo e actor?

Mas que admirável mundo novo é este! Acabámos de descobrir que a profissão de modelo está condenada à extinção. Agora qualquer um é demasiado inteligente para ser profissional em apenas uma área, já nem sequer existem manequins (palavra mais horrível, fala mesmo por si) profissionais nem nada, agora só existem os MODELOS-E-ACTORES. Esta pode ser considerada uma nova espécie, cujo crescimento exponencial foi em muito fomentado pelas novas séries para jovens rebeldes... (hão-de reparar, mas todas essas séries fazem questão em sublinhar que só tratam de gerações rebeldes. Eu realmente só gostava de saber qual é a origem de tanta revelia... tudo bem que se seja rebelde, mas rebelde em relação a quê?)

Só podemos concluir que esta novíssima espécie é uma perigosa infestante extremamente voraz: está a exterminar os manequins profissionais, está a conseguir exterminar os actores profissionais, está a conseguir exterminar os comunicadores e os jornalistas, que essa nova coisa de MODELO-E-ACTOR já serve até para apresentar programas... sugiro que se tomem medidas drásticas para acabar com esta autêntica praga, porque qualquer dia eles, à falta de alimento, e tendo já extinto tantas espécies, podem começar a voltar-se para os políticos e tomar conta das rédeas (quais rédeas?) do país...

2 comentários:

ricardo disse...

...só de ler o post fico com vontade de ir buscar uma caçadeira e cometer o genocidio dessa tal nova espécie...

Daniel disse...

realmente é frustrante, porque à custa disso deve andar muito actor profissional com fome... mas o pior, ainda pior do que manchar essa arte, não são as pessoas que a fazem... são antes as pessoas que a criam. Porque é que agora desatou tudo a meter modelos na TV? Só pode ser para aumentar as audiências! Tudo porque vivemos condicionados por essa capitalista necessidade de ter mais audiências, de ganhar mais dinheiro... Por outro lado, também podemos facilmente enganar jovens de carinha arranjada com promessas de fama e fortuna, não é? E se calhar nem lhes pagam o que pagariam a um actor profissional... (mais uma vez o lucro a todo o custo) Então depois lá vêm esses modelos a programas de TV dizer que são actores... dá-me cá uma vontade de rir... Mas também me parece uma coisa: é que esta situação é auto-destrutiva. Se reparares bem, eles ocupam mais as telenovelas e essas porcarias, aquilo que mais baixo não pode descer. Os movimentos de vanguarda continuam vivos, até porque nenhum badameco tinha estofo para os aguentar. Portanto, parece-me que vai lá sem linchamento. O que é preciso, sobretudo, é reduzir estas coisas à sua insignificância, para que as pessoas não andem enganadas.