segunda-feira, 7 de julho de 2008

Todo o realizador de cinema ou mero crítico tem de ser instruído na arte da representação. Não é possível dirigir actores numa peça, seja ela filmada por câmaras ou não, se não se sabe o significado da palavra representação. O realizador tem de sentir aquilo que o actor sente para poder criar uma peça de teatro autêntica, ou um filme que viva e respire como algo verdadeiro. A matriz do cinema é o teatro. Não é possível ser-se autêntico sem compreender o que está na matriz. O crítico de cinema precisa de ser instruído na arte da representação por, sobretudo, duas razões: primeiro, para saber o que é o sentimento e o que é sentir, e não se esquecer de que a intensidade dramática das personagens é apenas o meio pelo qual elas comunicam entre si e se tornam comunicáveis a todos; segundo, para compreender a intensidade que a palavra pode ter, não como elemento dramático ou representação de uma emoção, mas sim como símbolo de uma realidade conceptual, de uma mensagem que se cumpre pela palavra apenas para se tornar inteligível; de um signo limitado e finito que representa uma realidade infinita e abstracta, e que é a única coisa pela qual vale a pena produzir uma obra de arte.

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