domingo, 28 de outubro de 2007

A Lissão

Aluna
Um... dois... depois três... quatro...

Professor
Alto. Qual é o número maior: três ou quatro?

Aluna
O quê? Três ou quatro? Qual é o maior? Maior em que sentido?

Professor
Há números maiores e outros menores. Os maiores têm mais unidades do que os menores. A menos que os menores tenham unidades mais pequenas. Se forem muito pequenas, pode acontecer que haja mais unidades nos números menores do que nos maiores... Se se trata de outras unidades...

Aluna
Quer dizer que os números menores podem ser maiores do que os números maiores?

Professor
Deixemos isso. Levava-nos muito longe. Saiba apenas que não há só números... Também há grandezas, quantias, conjuntos, montes e montes de coisas, ameixas, vagões, gansos, pepinos, etc. Simplesmente para facilitar o nosso trabalho, supunhamos que só temos números iguais. Sendo assim, os maiores serão os que tiverem mais unidades iguais.

Aluna
O número que tiver mais unidades será o maior? Ah, compreendo! O senhor identifica a qualidade com a quantidade.

Professor
O que diz é demasiado teórico, menina. Não se preocupe com isso. Concentremo-nos neste caso preciso e deixemos para mais tarde as conclusões gerais. (...)

A Lição dada por Eugène Ionesco

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