quinta-feira, 29 de novembro de 2007

O Regresso da ASAE


Cinema Quarteto em Lisboa encerrado

O cinema Quarteto, em Lisboa, foi hoje encerrado por falta de condições de segurança, sobretudo de prevenção de incêndios, disse à Lusa a inspectora-geral das Actividades Culturais, Paula Andrade. "Falta um sistema automático de detecção de incêndios, há reposteiros de material altamente inflamável a tapar caminhos de evacuação e revestimentos de paredes e tectos em material também muito inflamável", descreveu Paula Andrade à Lusa. A inspectora-geral das Actividades Culturais referiu igualmente que o cinema, com 33 anos, situado numa rua paralela à Avenida dos Estados Unidos da América, apresenta "muita falta de manutenção no recinto, sobretudo ao nível das instalações eléctricas". A falta de um sistema de extracção de fumos foi outra das irregularidades apontadas pela responsável. "O encerramento durará até as anomalias serem corrigidas", garantiu Paula Andrade. Contactado pelo Lusa, Carlos Pagará, da Associação Cine-Cultural da Amadora, que explora os cinemas, contestou a decisão, defendendo que deveria ter sido dado um prazo para regularização da situação.
(edição online do Jornal de Notícias)


Depois de um grande sono de mil anos eis que a Grande Múmia Capitalista acorda de novo, e desta vez com um apetite voraz insaciável. Começou a comer tudo por onde passava, fosse novo ou velho, bom ou mau, e no fim ainda nos vomita em cima. A sua Maldição caíu sobre nós. Nesta sua nova encarnação, ou entrapação porque a carne já não é muita, ela adoptou a forma da grande entidade reguladora que dá pelo nome de ASAE. Mas também não é nada de admirar: para uma entidade que foi chamada Autoridade de Segurança Alimentar e Económica não se pode esperar muito. Para já é uma autoridade, verdadeira herdeira do legado PIDEsco e que serve muito bem os desejos cretinizantes dos governos socialistas. Depois, é uma Autoridade de Segurança, ou seja, usa da sua Autoridade para manter a Segurança das populações, diz-lhes o que devem comer, o que devem beber, o que devem ver, onde devem ir e como devem pensar para se manterem em segurança, já que quem tem uma ideia própria ou quem diz mal do governo ou é escutado (sendo o meio preferido a escuta telefónica), ou é perseguido (veja-se o caso da intervenção policial na questão da manifestação sindical), ou é despedido (falar mal do Chefe de Estado, mesmo quando verdade, é proibido em todos os estados democráticos), ou então leva com um processo em cima, e, pior que isso tudo, ainda há aqueles que vão para o Instituto Piaget para serem professores (as Modernas e as Independentes só servem as medidas de futuros chefes de estado, não vamos lá confundir as coisas). Mas o que faz realmente sentido é esta múmia ser uma Autoridade Económica, porque explica de uma vez só, e sem precisar de mais palavras, qual o seu objectivo: puramente capitalista, economicista, a verdadeira Inquisição dos tempos modernos que é alimentada a dinheiro que vai parar sempre aos sacos azuis de uns poucos. Mas também é normal que neste país ninguém reclame nada: estão todos habituados a ver múmias a andar pela rua, e portanto mais uma ou mais outra não faz assim tão grande diferença.

1 comentário:

Daniel disse...

estamos lentamente a ser empurrados para uma ditadura, e uma ditadura pior que todas as outras: a ditadura da obediência e do faz-de-conta, a ditadura da subserviência e da aceitação apática, a ditadura da televisão e da Coca-Cola. A melhor maneira que temos de negar todos esses empurrões é voltarmos as costas a essas porcarias e peidarmos em cima delas com toda a força. E que tal começar já hoje a fazê-lo?